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Já virou tradição! Todo começo de ano vamos atrás de alguns dos principais especialistas de marketing digital do mundo para reunir suas indicações de tendências. Vamos à lista de 2019:

Conteúdo e automação de marketing

A automação de marketing deve continuar crescendo de forma acelerada, porém não desordenada. É preciso saber onde exatamente a automação se encaixa na estratégia de negócios e não esperar que esta seja a solução para tudo.  A demanda por produção de conteúdo segue forte e cada vez mais as empresas devem prestar atenção a questões relacionadas à distribuição e promoção de conteúdo para maior assertividade.

Maior importância dos dados primários

Entre as tendências em marketing digital, destacamos a aquisição de dados primários na nova era do GDPR e outras leis / regulamentações de privacidade que estão chegando. À medida que o GDPR amadurece e, as empresas devem observar a oportunidade de se basear na aquisição de dados primários, em vez de confiar em provedores de dados de terceiros, como redes sociais, que devem reduzir sua disponibilidade.

Redefinição do papel das redes sociais

Nos últimos anos, em vez de reconhecer as mídias sociais como uma oportunidade para fortalecer a conexão com o cliente, o marketing transformou as redes sociais e como resultado vimos que:
  • As conversas deram lugar à transmissão de conteúdo.
  • A mídia social foi automatizada ao ponto de ficar sem alma.
  • O sucesso foi medido em cliques e curtidas, em vez de relacionamentos e lealdade.
  • As redes sociais viraram palcos para influenciadores.
Em 2019, é hora de conduzir uma abordagem verdadeiramente centrada nas relações com o cliente. A mídia social pode ser um canal vital e eficaz se for usada para:
  • Formar canais de comunicação confiáveis ​​e confiáveis.
  • Expressar valores compartilhados.
  • Mostrar emoções humanas como compaixão, compreensão e empatia.
  • Criar experiências únicas e divertidas.
  • Demonstrar envolvimento ativo em questões locais.
  • Oferecer uma maneira confiável de responder em um momento de necessidade do cliente.
A mídia social ainda oferece uma oportunidade essencial para se conectar aos clientes e atendê-los, mas a maioria das empresas está perdendo a oportunidade devido a um enfoque desatualizado em “postagens centradas em mim”, ações aleatórias de conteúdo e tentativas equivocadas de fabricar engajamento.

Destaque para as experiências “passivas”

Conforme as pessoas começam a se desintoxicar de plataformas sociais que prometem e esperam “interações”, elas voltam às experiências que, em vez disso, entretêm, informam e educam.
Isso significa que as pessoas devem passar mais tempo ouvindo podcasts, lendo e assistindo a vídeos em plataformas como o YouTube.
Os profissionais de marketing inteligentes começarão a diversificar seus planos de publicação de conteúdo e a criar conteúdo orgânico e pago diferente que corresponda a essa mudança de comportamento.
Posicionamentos firmes em causas polêmicas
Em uma época em que tudo pode gerar controvérsias, algumas empresas estão ganhando atenção (e clientes), apoiando-se em situações delicadas. Exemplos:
  • Nike abraçando o papel de Colin Kaepernick na luta contra a brutalidade policial.
  • Salesforce se posiciona a favor da manutenção de impostos para ajudar a combater o problema de falta de moradia de São Francisco.
Estamos vendo mais organizações usando suas crenças e seu DNA cultural para estimular uma parte de sua base de clientes em potencial. Embora esses movimentos desliguem alguns consumidores, é claro, eles também aumentam a identificação entre clientes que pensam da mesma maneira e a empresa.

A hora e a vez do LinkedIn

A desconfiança das mídias sociais continuará, e com razão. A violação da confiança e privacidade do usuário – com violações de dados e contratos de compartilhamento de dados questionáveis com terceiros – leva à regulamentação governamental e obstáculos adicionais para os anunciantes do Facebook.
O LinkedIn, no entanto, tornou-se uma plataforma robusta que mantém a confiança do usuário. Não mais visto apenas como um currículo on-line e deve experimentar um crescimento no engajamento do usuário e da marca. Devido à natureza profissional do LinkedIn, os usuários experimentam uma melhor qualidade de conversa (por exemplo, discussões menos políticas), o que incentivará mais tempo na tela e impressões de anúncios. Isso oferece uma rica oportunidade para as marcas crescerem e alavancarem sua presença.

Vídeos no Facebook: foco na experiência

Para prosperar no longo prazo, o Facebook deve garantir que os usuários se sintam bem em usar seus produtos. Quando o sentimento do usuário é positivo, o Facebook pode sustentar melhor a rigidez do site, diminuir o atrito, atrair novos usuários e aumentar o tempo no site, especialmente no que se refere ao consumo de vídeo. O Facebook está determinado a gerar receita total com vídeo em todos os seus formatos.
O Facebook está priorizando o vídeo e todas as experiências de vídeo que geram engajamento e criam comunidades. Tudo isso está relacionado à busca de Mark Zuckerberg por priorizar o conteúdo que gera interação social significativa. Os estudos do Facebook mostram claramente que quando as pessoas usam a internet para interagir com outras pessoas, essa atividade está associada a todos os aspectos positivos do bem-estar. Mas quando os usuários consomem conteúdo passivamente, isso não está associado aos mesmos benefícios positivos.
Esta é a principal diferença entre o vídeo no Facebook em comparação com o vídeo em todas as outras plataformas, incluindo o YouTube. O Facebook está disposto a sacrificar alguns aspectos do vídeo a curto prazo – como diminuir intencionalmente o alcance de vídeos do tipo memes virais que as pessoas consomem por si mesmos.
Para esse fim, o Facebook Watch Parties será um dos principais recursos que os profissionais de marketing incorporarão em sua estratégia de mídia social em 2019. O Facebook continuará a melhorar o produto Watch Party, adicionando mais recursos para melhorar o engajamento e a distribuição, além de oferecer insights importantes. O feed de notícias terá uma nova aparência, enfatizando ainda mais o vídeo e o formato de histórias.
O Facebook Live continuará a crescer modestamente, com ênfase em recursos que aumentam os espectadores e a interação. Os profissionais de marketing vão adotar mais pesquisas ao vivo, recursos de gamificação, premiações e lançamentos futuros do Facebook Live for Creators. Os lançamentos futuros para criadores de conteúdo principais conterão elementos do programa Level Up do Facebook para gamers, como recompensas de maior resolução e monetização.
O Facebook continuará a construir a plataforma Watch. Em 2019, transmissões ao vivo de qualidade produzidas profissionalmente com conteúdo altamente educacional e / ou de entretenimento subirão ao topo. Os profissionais de marketing experientes investirão em um plano sólido que se concentra na criação de experiências de vídeo exclusivas para seus públicos-alvo.
Além disso, o Facebook lançará uma experiência de compra integrada e perfeita para o Facebook Live. Este produto está em modo de teste nos bastidores há algum tempo e é ideal para o varejo, assim como o QVC ou o HSN. Os espectadores de vídeos do Facebook ao vivo em dispositivos móveis ou computadores podem selecionar facilmente itens para comprar; escolha cores, tamanhos, valores, etc .; Adicionar ao carrinho; e confira tudo, enquanto o vídeo ao vivo continua a ser reproduzido em um player flutuante.
Juntamente com a ênfase principal na construção de experiências de vídeo em 2019, o Facebook continuará a desenvolver o produto do Grupos, adicionando mais recursos para aprimorar o envolvimento e fornecer informações úteis para empresas e marcas.
Para ter sucesso no Facebook em 2019, os profissionais de marketing devem criar uma combinação de vídeo (incluindo Live) + watch parties + groups para fornecer uma experiência única para suas comunidades.