Escolha uma Página

Neste segundo post da série sobre como criar um e-commerce (você pode encontrar a primeira parte aqui), vamos analisar requisitos para uma boa plataforma de e-commerce e discutir como fazer as melhores escolhas para seu negócio.

Se você leu o primeiro artigo desta série, pode ter se surpreendido por não termos abordado primeiro a escolha da plataforma de e-commerce. A tecnologia se tornará uma parte significativa do seu mundo como operador de comércio eletrônico, mas se você não acertar sua estratégia e missão primeiro e não tiver um bom conteúdo, nenhuma plataforma salvará sua empresa.

Felizmente, a parte da tecnologia se tornou muito mais confortável nos últimos dois anos, com o advento de vários serviços baseados em nuvem que eliminam as dores de cabeça de hospedagem, segurança e manutenção. As plataformas mais conhecidas possuem diversas funcionalidades já prontas, mas você vai precisar comparar benefícios e custos para fazer sua escolha.

Sua plataforma de comércio eletrônico precisa, no mínimo, oferecer o seguinte:

  • Gerenciamento de conteúdo, incluindo conteúdo de produto e não produto
  • Pesquisa de produtos (as pessoas se acostumaram a pesquisar pelo que elas buscam dentro do site e não ficar navegando até encontrar)
  • Carrinho de compras
  • Gerenciamento de produtos e estoque
  • Ferramentas de preços (incluindo descontos, ofertas e promoções)
  • Integração com sistemas de pagamento
  • Gerenciamento de pedidos
  • Integração com alternativas de entregas e outros fornecedores

Algumas opções de plataforma para e-commerce que podem ser consideradas: Shopify, Woocomerce, Magento. Lembre-se que não basta contratar uma plataforma, é preciso customizá-la com sua identidade visual, inserir os produtos e informações correspondentes, integrar com meios de pagamento e alternativas de entrega. Reserve recursos para esta etapa.

A escolha da plataforma de e-commerce não é a única questão tecnológica com que você deve se preocupar

Pode parecer estranho elevar o e-mail ao mesmo nível da decisão da plataforma, mas este é um canal fundamental para o sucesso de um negócio online. Você precisa construir relacionamentos com os clientes, interagir com eles regularmente e, embora a mídia social tenha seu lugar, você enviará muitos e-mails.

O primeiro erro é pensar no e-mail apenas como promoção de descontos e ofertas. Pense nisso: se um vendedor te seguisse por uma loja do mundo real dizendo nada além de ter 5% disso ou 10% de desconto, você ficaria irritado e, provavelmente, você sairia. O e-mail é o mecanismo para enviar conteúdo que cria confiança e empatia com sua loja ou marca. Os e-mails precisam ser úteis, atraentes e interessantes para o seu público – o que significa que sua plataforma de e-mail precisa ter recursos específicos. Feito corretamente, o e-mail marketing, pode gerar até 30% da receita em sua loja online. Ainda é o canal de marketing mais acessível e escalável.

Para criar campanhas de e-mail eficazes, sua plataforma precisa fazer o seguinte:

  • Permitir a criação de listas dinâmicas e movimentação de pessoas entre essas listas automaticamente com base nas ações que eles executaram.
  • Automação inteligente de e-mails e gatilhos, que envia e-mails específicos quando páginas individuais são visitadas em seu site.
  • Bons templates e um construtor de modelos de e-mail, bem como a capacidade de testar diferentes versões de um e-mail (teste A/B).
  • Integração de dados de comércio eletrônico para que as duas plataformas possam conversar e permitir que você execute as ações corretas com base nos dados.
  • Integração com o suporte técnico. Os clientes esperam uma experiência perfeita. Todo mundo precisa ser capaz de ver todo o contexto de comunicação com o cliente. Os clientes odeiam ter que repetir informações pela segunda vez.
  • Opções inteligentes de envio e agendamento.

Você provavelmente também precisará gerenciar várias listas e sequências, como por exemplo:

  • Pesquisa pós-venda
  • Lembretes de carrinhos abandonados
  • Listas dinâmicas baseadas no público do seu site
  • Lista de desejos

Para envolver e nutrir sua base de clientes, você provavelmente enviará um ou mais emails por semana. Nunca exagere e verifique se os e-mails são personalizados e relevantes. Para gerenciar isso, você precisará de uma pequena ajuda da sua plataforma.

Análise de dados

O motivo pelo qual um e-commerce é diferente de um negócio tradicional é o nível de dados e o entendimento que você pode desenvolver sobre seus clientes. Que conteúdo eles acham atraente? Onde eles saem do seu site? Quais são os dados demográficos dos seus visitantes? Para ter esses dados, você deve ter o Google Analytics instalado e, o mais importante, configurado corretamente. Dependendo da sua plataforma de comércio eletrônico, isso pode ser mais fácil ou mais difícil.

É importante se familiarizar com as análises, mas esteja preparado para investir tempo (e obter ajuda externa quando necessário) para aprendê-las completamente. Ser capaz de escolher as métricas de desempenho corretas e garantir que você tome as decisões corretas com base em dados confiáveis ​​faz toda a diferença. No mínimo, você precisará criar as metas e os funis certos para entender onde as pessoas estão iniciando sua jornada de compras e onde estão saindo antes de concluir uma compra. Dessa forma, você entenderá quais partes do seu conteúdo não estão funcionando e o que precisa ser aprimorado, incluindo as seções relevantes do seu site.

Existem muitos fatores a considerar ao planejar uma operação de e-commerce. Contar com a ajuda de um especialista pode fazer toda a diferença. Entre em contato conosco!