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Um dos debates mais acalorados no mundo do marketing é: o que é melhor outbound ou inbound marketing?

A resposta? Depende…para algumas organizações, outbound pode ser a melhor estratégia, para outras, inbound. E, em outros casos, pode ser melhor combinar os dois.

Mas vamos explorar mais as duas estratégias para que você chegue às suas próprias conclusões.

O que é inbound marketing?

Trata-se de uma estratégia de marketing que considera o consumidor moderno que, em média, faz 70% de suas pesquisas sobre um produto ou serviço por conta própria antes de entrar em contato com a empresa que está pesquisando.

O inbound contempla ser encontrado quando eles procuram, em vez de forçar sua mensagem a pessoas que podem ou não estar interessadas. Este foi projetado para alinhar melhor sua organização com a jornada do comprador, o processo natural pelo qual um comprador moderno passa ao procurar uma solução na internet.

A Jornada do Comprador

Resumidamente, antes de comprar um produto ou contratar um serviço, o cliente passa pelas seguintes etapas:

  • Conscientização – o cliente em potencial tem um problema que deseja resolver ou uma oportunidade que deseja aproveitar.
  • Consideração – o prospect pesquisou o problema, o entende e está ciente das possíveis soluções.
  • Decisão – o cliente em potencial considerou as alternativas de produtos / serviços e deve decidir qual deles comprar.

As táticas típicas de inbound marketing que ajudam a levar alguém pela jornada do comprador incluem:

  • Blogs
  • Mídias sociais
  • E-mail marketing
  • Mídia paga
  • SEO

Táticas como estas são projetadas para ajudar os clientes em potencial a descobrir seus negócios nos estágios iniciais da jornada do comprador e educá-los sobre os benefícios de sua solução, ao mesmo tempo em que constroem confiança ao longo do processo.

O que é outbound marketing?

Ao contrário do marketing para pessoas que já estão procurando uma solução como a sua, o outbound marketing visa tentar alcançar o maior número possível de pessoas, sejam eles compradores ativos ou não.

Em geral, o marketing externo tende a comercializar para um volume maior de pessoas menos segmentadas, usando táticas como e-mails frios. Normalmente não leva em consideração a jornada do comprador.

Outbound ou inbound: o que é melhor?

Para determinar qual é o melhor, outbound ou inbound, você deve considerar seus negócios, público-alvo e objetivos de marketing específicos.

Um dos maiores pontos fortes do inbound marketing é o foco no fornecimento de valor para seus clientes em potencial. É educacional e geralmente não promocional. Como se alinha à jornada do comprador, este cria um relacionamento entre seus clientes em potencial e sua marca. Isso também atrai clientes em potencial para sua marca no momento certo, em vez de aborda-los no momento em que não estão buscando o que você oferece.

De um modo geral, o inbound marketing exige um investimento inicial mais alto e traz resultados mais lentos. No entanto, esses estágios iniciais são necessários para criar seus ativos de marketing digital e aumentar sua presença online.

Já a maior força do outbound marketing é a capacidade de chegar rapidamente a um número maior de pessoas e aumentar a conscientização sobre seus produtos ou serviços. Com uma mínima personalização, a mesma mensagem pode ser disparada para várias empresas do mesmo segmento.

Para começar, cria-se uma lista de e-mails de acordo com uma segmentação (indústria, cargo, região) e são criados fluxos de cadência de e-mails automatizados que serão disparados para esta lista.

A intenção é despertar curiosidade, apresentar os produtos e serviços oferecidos pela sua empresa e gerar então uma resposta positiva que abre um contato comercial.

Existem empresas que obtiveram um tremendo sucesso usando exclusivamente inbound marketing ou outbound marketing. Também há muitos que se saíram bem usando os dois. Por fim, você precisa descobrir o que é certo para sua empresa considerando o seguinte:

O seu mercado

Primeiro, você deve considerar quem são seus compradores ideais e como eles normalmente compram o que você oferece. Onde eles aprendem mais sobre os tipos de soluções que você oferece?

Para ter uma idéia melhor, dê uma olhada no seu setor como um todo e em seus concorrentes diretos. Quais táticas de marketing são mais comuns e parecem ser mais eficazes?

Seus objetivos

O que você está tentando alcançar? Deseja criar reconhecimento da marca? Direcionar tráfego? Quantos clientes você pretende conquistar e qual é o seu cronograma para esse objetivo?

O inbound marketing pode ser uma excelente estratégia a longo prazo, mas provavelmente não aumentará dramaticamente os negócios nos primeiros meses. O outbound, por outro lado, pode ajudá-lo a chegar rapidamente nos clientes, mas sem retornos crescentes.

Na maioria das vezes, a melhor estratégia é combinar um pouco de ambos, adotando uma abordagem de entrada para ambos – o que significa que você está medindo os resultados com precisão e está buscando a construção da marca a longo prazo, juntamente com o crescimento a curto prazo.

Se você quer mais informações sobre outbound ou inbound, fale conosco. Nossos especialistas podem te ajudar a decidir qual abordagem seguir para ter mais sucesso.