Após nove meses de desenvolvimento, o Facebook anunciou o lançamento de seu novo aplicativo para iPhone, chamado Paper, para hoje, dia 3 de fevereiro. O novo aplicativo parece ser não apenas um leitor de notícias, mas uma remodelagem completa do próprio Facebook para quem navega com smartphone. A avaliação de especialistas norte-americanos é que o novo aplicativo atende todas as necessidades das pessoas, e é muito superior ao aplicativo principal do Facebook.

O aplicativo insere um novo design e experiência da Linha do Tempo, onde ficam as publicações. Ele também permite uma nova forma de realizar publicações no Facebook com um editor inspirado nos sistemas de blogs do And Svbltle. Em relação a visualização das notícias, existe uma similaridade com o consagrado aplicativo Flipboard.

Para o Designer de produto Mike Matas e Gerente de Produto Michael Reckhow “existem ferramentas disponíveis para compartilhar conteúdo de alta qualidade e também ferramentas para quem busca atingir um público segmentado.

Outra novidade do Paper é a extinção dos diversos botões para realizar as ações no Facebook, como publicar fotos e status. Com isso, todas as publicações aparecem em tela cheia, aumentando o conforto da navegação. No lugar dos botões, foram inseridos um conjunto simples de gestos e, com o deslizar dos dedos, será possível realizar todas as ações necessárias. O aplicativo constantemente lembrará aos usuários sobre os gestos necessários para cada função.

Como Funciona o Paper

Cada seção do Paper tem como foto de capa e uma lista de pequenos ícones na parte inferior. Para Mike Matas o objetivo é “fazer as pessoas gastarem um pouco de tempo navegando e apreciando o conteúdo quase como quando você vai a um museu e gasta um pouco de tempo em cada atração.”

Será possível publicar no Paper, ou seja, no Facebook, com um novo tipo de funcionalidade, que mostrará exatamente como será a aparência final do seu post. Reckhow está confiante que as pessoas irão encarar o Paper como uma nova mídia social, apesar de estar relacionado diretamente com o Facebook e compara: “pense em quando o Instagram surgiu e na nova maneira de compartilhar que ele possibilitou.”

O que o Facebook espera com o Paper

A ambição do Facebook com o Paper é fazer os usuários o encararem como algo a parte do Facebook. Para Matas, o Paper “é uma ferramenta de publicação, uma forma de publicar excelentes conteúdos e uma maneira de consumir conteúdo de qualidade.”

O aplicativo Paper é o primeiro produto desenvolvido pela Creative Labs, unidade do próprio Facebook, responsável por “inovar e criar coisas novas”, segundo Reckhow. Este é um sinal de que o Paper será apenas a primeira do que Mark Zuckerberg tem chamado de “novas e interessantes formas de experiências mobile.” O Facebook sabe que os smartphones representam o futuro da comunicação entre as pessoas e, portanto, pretende criar novas possibilidades para seu uso.

Clique aqui e veja o vídeo oficial sobre o lançamento do Paper.

Fonte: www.theverge.com