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Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é estratégia inovadora que está mudando o marketing digital. Ela se baseia em identificar, atrair e converter o cliente certo para sua empresa, otimizando e integrando as diferentes ações e canais de marketing numa estratégia única e mais eficiente de marketing digital. A estratégia do Inbound Marketing é criada a partir do conhecimento aprofundado de quem são os seus potenciais clientes e quais seus interesses. Todas as suas ações serão desenvolvidas alinhadas ao que os seus potenciais clientes buscam, de forma que você possa conduzi-los de forma mais assertiva em toda sua jornada de compra.

Conheça aqui mais sobre a metodologia Inbound Marketing e entenda porque ela se diferencia do marketing tradicional e pode gerar mais oportunidades de negócio para sua empresa.

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Como funciona o Inbound Marketing?

O marketing tradicional que conhecemos é aquele que se baseia em oferecer produtos e serviços para o público em geral. Ou seja, a empresa procura os clientes. O Inbound Marketing, ou também chamado marketing de atração, baseia-se em trazer o cliente até a empresa, de forma voluntária, natural. Para isso, um dos elementos fundamentais do Inbound Marketing é o marketing de conteúdo. Produzir e divulgar um conteúdo de alta qualidade e voltado aos interesses do seu público-alvo atrai pessoas interessadas até o site da sua empresa. E esse relacionamento é mantido com base em conteúdo diferenciado e personalizado que ajuda e influencia a decisão de compra dos seus potenciais clientes.

A metodologia do Inbound Marketing

A metodologia do Inbound Marketing funciona como um funil de vendas, trabalhando quatro importantes etapas ou ações, com o objetivo de transformar visitantes desconhecidos em clientes fiéis e promotores da sua marca:

Inbound Marketing WSI

O objetivo desta primeira etapa é atrair tráfego para seu site. Mas, atrair o tráfego correto, ou seja, atrair o público mais propenso a consumir seus produtos ou serviços. E ela se inicia pela identificação das suas Buyer Personas que são representações do seu cliente ideal, seus objetivos, desafios, dores, padrões de comportamento, assim como informações pessoais e demográficas. A partir deste momento, toda sua estratégia será trabalhada com foco nas suas Personas. Ferramentas para atrair o seu público:

  • Blog: tenha um blog no seu site, crie e divulgue conteúdo regularmente e direcionado para seus potenciais clientes
  • SEO on Page e off Page: otimize o seu site (análise da concorrência, palavras-chave, conteúdo) e construa links externos que direcionem tráfego para o seu site, de forma a ser encontrado nas buscas orgânicas
  • Redes Sociais: use esses canais para divulgar seu conteúdo, promover a sua marca e interagir com as suas personas
  • Links Patrocinados: crie anúncios e apareça para os potenciais clientes que já estão procurando pelos seus produtos e serviços

Uma vez que você atraiu visitantes interessados, você precisa convertê-los em leads. Esta etapa envolve coletar informações de contato de seus visitantes (nome, email, telefone). Para conseguir as informações das suas personas, seu site deve estar preparado para oferecer algo em troca. Informações interessantes, úteis como dicas, estudos de caso, e-books, vídeos estimulam os visitantes a se cadastrarem no seu site. O visitante, para obter o que você oferece, preenche um formulário e se torna um lead. Ferramentas para converter contatos:

  • Formulário: otimize seus formulários (posição na página, número correto de campos, perguntas certas para uma conversão mais qualificada etc.)
  • Call-to-actions (CTAs): estimule os seus visitantes a tomarem uma ação (“ Saiba Mais”, “ Faça o Download” etc.)
  • Landing Pages (ou páginas de entrada): crie e desenhe landing pages que ajudem nas conversões. As informações expostas de forma clara e organizada, página com todos os dados que o consumidor precisa e um bom “call to action”

“Fechar” significa transformar seus leads em novos clientes. Nesta etapa, a comunicação contínua tem um papel fundamental. Segmente e nutra seus leads com informações que eles precisam para tomar a decisão de compra. Passe a inteligência dos leads para o seu time de vendas de modo que ele possa fazer ligações de vendas mais eficazes, estabelecendo um relacionamento mais assertivo com seus leads. Ferramentas para fechar leads:

  • CRM: use seu CRM para acompanhar seu pipeline de negócios e melhor integrar seus times de marketing e vendas
  • Email marketing: segmente sua base de leads e envie emails direcionados com uma oferta contínua de informações que eles buscam
  • Automação de Marketing: crie e automatize campanhas de email marketing que mantenha o relacionamento de forma sistematizada e engaje seus leads
  • Nutrir
Depois de estranhos se tornarem visitantes interessados, visitantes se tornarem leads e leads virarem clientes, a etapa final da jornada é manter seus clientes satisfeitos por meio de um relacionamento contínuo e oferta de boas experiências para eles. Clientes satisfeitos voltam para comprar mais, recomendam a sua empresa e podem se transformar em promotores da sua marca. Ferramentas para nutrir clientes:
  • Pesquisas: utilize pesquisas e feedbacks para melhor oferecer a seus clientes o que eles estão procurando
  • Conteúdo Premium: ofereça conteúdo exclusivo a seus clientes atuais
  • Monitoramento das redes sociais: utilize as redes para permanecer conectado aos seus clientes, escute o que eles têm a dizer (perguntas, comentários, elogios e críticas) e esteja preparado para responder

A estratégia de Inbound Marketing pode ser aplicada em empresas de diferentes segmentos e tamanhos e é muito recomendada, sobretudo, para empresas que tenham um ciclo de vendas mais longo, onde a nutrição do relacionamento com potenciais clientes deve ser ainda mais trabalhada para a conquista de novos negócios. Porém, por ser uma estratégia de médio e longo prazos, a obtenção de bons resultados com o Inbound Marketing requer um bom planejamento e muita dedicação e persistência na sua execução. Produção e divulgação de conteúdo, acompanhamento e mensuração das campanhas, assertividade nos relacionamentos são exemplos de ações que devem ser feitas regularmente para o sucesso da sua estratégia de Inbound. Resumindo, o Inbound Marketing é uma estratégia de marketing mais completa e diferenciada, pois trabalha em todo o funil de vendas, podendo capturar resultados em todas as suas etapas.

Quer avaliar o Inbound Marketing para a sua empresa?
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