Por que o SEO é importante na geração de leads?

A geração de leads é um dos objetivos mais perseguidos pelas empresas que investem em marketing digital.  Atrair pessoas, conquistar sua confiança em relação ao seu negócio é o primeiro passo para conquistar mais clientes.

Mas, mais do que leads, o que se busca hoje dia em marketing digital é ter leads qualificados, ou seja, atrair as pessoas que realmente tenham interesse e que estejam buscando pelos produtos ou serviços que sua empresa oferece. E para atingir esse objetivo, você dependerá de uma boa estratégia de SEO.

Entenda mais aqui sobre a importância do SEO para a geração de leads e de trabalhar os dois juntos para obter melhores resultados.

O que é SEO mesmo?

Como já falado neste blog, o SEO – Search Engine Optimization (ou otimização de sites para os mecanismos de busca) é um processo e um dos seus objetivos é melhorar o posicionamento do seu site em buscas orgânicas na internet. Em outras palavras, é colocar o seu site nas primeiras páginas dos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo! ou outros), para que ele seja encontrado mais facilmente pelas pessoas que buscam por produtos ou serviços como os seus. Mas, além de melhorar o posicionamento orgânico, estratégias de SEO completas buscam também fortalecer a sua marca, gerar referência e identidade para sua empresa no segmento onde ela atua.

Além de trabalhar aspectos técnicos voltados para o site (uso de palavras-chave mais relevantes na estruturação do conteúdo, código fonte amigável, boa navegabilidade e usabilidade, construção de links internos/externos e outros), a estratégia de SEO se aprofunda no conhecimento do seu público-alvo e na produção de conteúdo direcionado para ele. Você deve entender quem são as pessoas mais propensas a consumirem seus produtos ou serviços, em que canais elas desejam estar e deve passar a produzir e divulgar um conteúdo de qualidade, que seja útil para o que elas querem ou precisam.

Sites que reúnem e empregam essas técnicas e ações de SEO oferecem uma melhor experiência para o usuário, tornam-se mais relevantes ou “melhor avaliados” perante os mecanismos de busca (o que significa melhor posicionamento) e atraem mais visitantes interessados pelo que o site oferece (o que significa mais tráfego qualificado). 

SEO e Geração de Leads

Até aqui você já deve ter pensado na relação direta entre o SEO e a geração de leads. A maior quantidade de visitas que sites recebem vêm das ferramentas de busca. Se sua empresa tiver um site otimizado, maior a probabilidade de você estar bem posicionado nas buscas online, maior tráfego qualificado o seu site receberá e maiores serão as chances de visitantes se cadastrarem no site em troca do seu conteúdo, convertendo-se em leads.

Mas, a importância do SEO para a geração de leads não para por aí. Como a estratégia de SEO é trabalhada continuamente, estudo de palavras-chave e produção de conteúdo para o público-alvo são trabalhados e aprimorados constantemente. Isso permite que sua empresa continue a ser encontrada nas buscas e sempre ofereça um conteúdo interessante, rico que atraia o visitante e aumente as chances de conversão.

Se o foco da sua empresa é a geração de leads, invista primeiro em uma boa estratégia de SEO. Técnicas e ações eficazes de SEO, combinadas com sua estratégia de geração de leads, certamente aumentarão suas chances de concretizar bons negócios.