Nos últimos anos, o marketing de conteúdo vem conquistando desde as grandes marcas até as pequenas empresas. Mas como tudo no marketing digital, apenas fazer não é garantia de sucesso. É preciso fazer do jeito certo.

A boa notícia é que é possível identificar padrões no marketing de conteúdo. Se você pode tirar lições de uma campanha e aplicar em outra, aumentando sua chance de sucesso.

Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo

1. Identifique e entenda seu público

No mundo dos negócios, nada é mais importante que entender seu público. E dizer que seu público é composto por homens entre 25 e 40 anos não é suficiente. Você precisa saber do que seu público gosta e do que não gosta. Dos problemas que este entrant no dia a dia. Que outros produtos e serviços consome. Você precisa levantar o máximo de informações que puder (informações relevantes e sem importunar seu potencial cliente, claro).

Quando você entende como o seu público pensa e o que valoriza, você consegue estimar que conteúdo é mais relevante.

2. Marketing de conteúdo: o que, quando, como

Além de conhecer seu público, você precisa saber em que canais online interagir com ele e através de que tipo de conteúdo. Há quem prefira artigos mais detalhados, outros, vídeos curtos. Se você conseguir acertar essa combinação de canal e conteúdo, sua chance de success aumenta bastante.

3. Qualidade é fundamental

Não crie sua estratégia de marketing de conteúdo com base em volume de postagens, mas sim em qualidade. Se você não tem algo bom para postar, espere. Como dissemos no começo deste artigo, não basta fazer, é preciso ser do jeito certo.

4. Revise, mensure, melhore

Uma das coisas mais interessantes sobre uma estratégia de marketing de conteúdo é que uma vez implementada, você passa a ter acesso a dados muito valiosos. Como muitas empresas ainda não tem o hábito de analisar dados de marketing com frequência, se sua empresa desenvolver esta habilidade, pode ter em mãos uma vantagem competitiva.

Quer saber mais sobre marketing de conteúdo? Entre em contato conosco!