Nesta era de WhatsApp, facebook etc, o e-mail se tornou obsoleto para contribuir com o sucesso da sua empresa? Embora há alguns anos, as manchetes tenham anunciado a morte do e-mail, tudo indica que este segue firme forte e a automação de marketing oferece uma maneira de aproveitar o e-mail de uma maneira que requer menos tempo, mas dá mais consistência.

Antes de mergulhar nas vantagens da automação de marketing, precisamos olhar para o que está fazendo o e-mail marketing continuar bem sucedido hoje e por que você deve considerar um orçamento para este investimento. De acordo com a Econsultancy, de 2012 a 2016, as vendas que foram atribuídas ao e-mail marketing aumentaram de 18% para 23%. A porcentagem do orçamento de marketing designado para e-mail marketing aumentou de 14% para 15%. Porém se nenhuma automação de marketing for aplicada, este investimento pode estar subutilizado.

Quando combinado com outros meios, como as mídias sociais, o e-mail marketing é ainda mais eficaz. De acordo com a Salesforce Marketing Cloud, os clientes que viram um anúncio no facebook e abriram um e-mail tinham probabilidade de comprar 20% superior.

Então, por que você precisa de automação de marketing?

Confira essas estatísticas:

  • Os usuários que recebem vários e-mails de lembrete do carrinho abandonado são mais de duas vezes mais propensos a comprar do que aqueles que recebem apenas um. (Experian, 2016)
  • Em ações de remarketing, vemos os melhores resultados quando o email de redirecionamento é enviado dentro de uma hora. (eMarketer, 2016)
  • As campanhas segmentadas podem aumentar a receita em 760%. (Monitor de campanha, 2016)
  • 85% das pessoas querem receber e-mails de suas marcas preferidas pelo menos uma vez por mês. (Monitor de campanha, 2016)

Estas são apenas algumas indicações de que precisamos ser mais interativos com nossos clientes atuais e potenciais por e-mail, e a automação de marketing nos permite segmentar nossos clientes enviando mensagens mais assertivas. Nossos clientes apreciam receber informações úteis e relevantes, e manter contato com eles é importante. Se eles estão familiarizados com nossa empresa, eles são mais propensos a comprar conosco quando eles precisam dos produtos / serviços que oferecemos.

Como funciona a automação de marketing?

Com as ferramentas de automação de marketing, as empresas podem planejar campanhas de e-mail completas com acompanhamento automatizado com base nas respostas dos clientes e deixá-las funcionar no cronograma definido. Este tipo de campanha tenham melhor noção de quão prontos para avançar com uma decisão de compra os prospects estão.

Por exemplo:

A empresa ABC envia um e-mail marketing para toda a lista de contatos. O e-mail tem opções: Saiba mais sobre X; Saiba mais sobre Y; Saiba mais sobre Z.

O programa permitirá que as empresas acompanhem os clientes com base nas suas respostas e o prospect ou cliente receberá uma resposta personalizada e será direcionado para uma página de destino especial que permita o rastreamento.

A capacidade de rastreamento permite que as empresas estudem quais padrões funcionam melhor para suas indústrias e públicos específicos. Com ajustes adequados, as empresas estão armadas com as ferramentas e informações para garantir o maior sucesso para cada uma de suas campanhas.

Para saber mais sobre automação de marketing e como trabalhamos a automação no inbound marketing, entre em contato com o time da WSI!