Há alguns anos, as principais formas de usar o marketing para conseguir clientes eram anúncios em revistas, rádios e televisão. Porém estas eram mídias muito caras e excluíam muitas empresas. Eis que surgiu o Marketing na Internet e muitas empresas passaram a adotar anúncios na Internet, os famosos PPC (pay-per-click, ou Pague por Clique). Consideramos Pay-Per-Click as campanhas de AdWords, de Facebook Ads, LinkedIn Ads, Bing Ads ou qualquer modalidade em que você é cobrado por um clique.

Apesar de grandes benefícios, ficar apenas no PPC pode ser um grande risco para sua empresa. Você sabe por que? Vejamos:

O PPC é uma alternativa excelente para aumentar a quantidade de oportunidades que chegam no seu funil de vendas. Como sempre falamos aos nossos clientes, a grande vantagem é que os resultados são imediatos. Assim que os seus anúncios são aprovados e o crédito é feito na conta, começam a ser exibidos e os cliques computados.

Se seu plano for bem feito, você já começa a obter resultados rapidamente. Seu funil de vendas aumentará consideravelmente, com rastreabilidade e medições completas de performance.

O Google AdWords é excelente, mas tem algumas pegadinhas que podem te deixar na mão de uma hora para a outra. Como diz o ditado popular, “Nunca deixe todos seus ovos em uma cesta só”.

Os anúncios patrocinados são mostrados de acordo com leilões instantâneos. Uma combinação de valor máximo pelo qual você está disposto a pagar com um índice de qualidade decidem a sua posição final. Isso dirá se o seu anúncio será o primeiro, segundo, terceiro, décimo etc.

Os valores pagos variam ao longo do dia, e mais ainda, ao longo do mês e do ano. Alguns produtos/serviços podem experimentar aumentos significativos de custos nas épocas de maior demanda. Se sua empresa investe por exemplo R$ 10.000,00/mês e está acostumada a receber 5.000 cliques pode ver este número cair pela metade!

Manter uma estratégia de divulgação concentrada apenas em anúncios torna-se semelhante a “alugar tráfego” para seu site. Se por algum motivo, em determinado período, sua empresa não puder manter o nível de investimento, o público se esvai.

Para evitar esse erro, diversifique. Para nossos clientes recomendamos uma abordagem ampla, onde incluímos Blog, Mídias Sociais, Anúncios Patrocinados / PPC, E-mail Marketing, SEO etc. Trabalhando corretamente, o PPC é uma excelente ferramenta. Mas, complemente com outras estratégias mais sustentáveis e tenha mais sucesso.