Por que investir em Marketing Digital?

Não importa se sua empresa é nova ou se já está no mercado há um bom tempo: investir em marketing digital precisa ser uma realidade. Se você ainda tem dúvidas sobre este assunto, este artigo pode te ajudar.

Veja abaixo alguns motivos que têm levado as empresas a direcionar investimentos para o marketing digital, em busca de melhores resultados para seus negócios.

Ter presença online

Com a internet cada vez mais presente e influente na vida das pessoas, o comportamento do consumidor mudou. Diferentes pesquisas de mercado (TNS Global, Google, SPC Brasil) apontam que mais de 70% dos usuários de internet, antes de uma decisão de compra (B2C ou B2B), usam a rede para pesquisar e se informar sobre aquilo que desejam: buscam informações sobre produtos e serviços; comparam empresas, preços e ofertas; buscam por recomendações, comentários ou críticas. Ter uma boa presença online aumenta as chances de você ser encontrado por potenciais clientes e pode significar muitas oportunidades de novos negócios para sua empresa.

Mas, um ponto importante: a presença digital vai muito além de ter um website. Você precisa estabelecer uma estratégia digital eficiente e consistente para que a sua empresa se posicione corretamente no ambiente online.

Você deve otimizar o seu site com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que sua empresa possa ser encontrada e estar bem posicionada nos mecanismos de busca como o Google. Você deve produzir e divulgar conteúdo no seu site direcionado ao seu público-alvo para atrair pessoas já interessadas no seu negócio. Você deve usar as redes sociais para divulgar amplamente seu conteúdo, promover sua marca e se relacionar com seu público-alvo.

Esses são exemplos de ações que fazem parte de uma estratégia de marketing digital e são fundamentais para determinar uma boa presença online.

 Investir em marketing digital para gerar mais negócios

 Mensurar seus resultados

Uma das principais vantagens do marketing digital é que tudo é mensurável. Ou seja, você pode monitorar as ações mais importantes para avaliar sua eficácia e planejar seus próximos passos.

Ao fazer uma campanha de marketing digital, você consegue, por exemplo, mensurar quantos novos visitantes seu site recebeu, qual a origem dos visitantes ou quantos se cadastraram no site (ou se tornaram leads). Isso permite que você visualize de forma precisa quais estratégias ou ações online estão gerando mais resultados para o seu negócio.

Algumas métricas como Retorno sobre Investimento (ROI) de uma campanha, Custo por Lead (CPL) e Custo de Aquisição de Clientes (CPA) são importantes, devem ser acompanhadas e devem estar alinhadas aos objetivos da sua estratégia de marketing digital.

Segmentar seu público e gerar campanhas mais eficazes

Diferente do marketing tradicional, que atinge o público de maneira geral, o marketing digital permite fazer uma segmentação muito mais específica do seu público-alvo, considerando fatores como interesses, perfil, padrões de consumo, localidade, sexo, idade, ocupação e outros.

Nas mídias sociais é possível segmentar as campanhas definindo, por exemplo, as regiões onde o seu público-alvo se encontra e até os melhores dias e horários para divulgar sua campanha.

Deste modo, é possível direcionar conteúdo, ofertas ou anúncios para um público mais interessado ou propenso a consumir o que você oferece. Isso aumenta as chances de cada esforço resultar em um novo negócio para sua empresa. 

Investir melhor

Estratégias de marketing digital são estratégias que exigem tempo e esforço contínuo, mas, em geral, menores gastos quando comparadas ao marketing tradicional.

Publicações em blog, campanhas em mídias sociais ou anúncios pagos na rede tendem a demandar menos investimentos do que produzir e veicular um comercial de TV ou publicar anúncios em jornais ou revistas.

E por serem, como falamos, mais direcionadas e mensuráveis, estratégias online têm certamente maior potencial de retorno para o investimento que sua empresa deseja fazer. 

Manter-se competitivo

Se já há tantas pessoas usando a internet com o objetivo principal de realizar uma compra ou contratação, há uma enorme chance dos seus concorrentes já estarem investindo em marketing digital ou considerando seriamente fazê-lo.

Além disso, a internet diminui a distância entre empresas e clientes e sairá na frente aquela empresa que for mais facilmente encontrada por seus potenciais clientes.

Investir em marketing digital é investir em estratégias e ferramentas que garantam maior exposição, relevância e engajamento de pessoas pelo seu negócio, aumentando consideravelmente as chances de você atrair e fidelizar mais clientes do que seus concorrentes.

Agora que você já conhece as razões para investir em marketing digital, é hora de selecionar o melhor parceiro. Entre em contato com a WSI e saiba o que podemos fazer por sua empresa.