As razões para se investir em marketing de conteúdo são muitas. Ranquear melhor em mecanismos de busca, se posicionar como autoridade na sua área de atuação e um bom retorno do investimento são algumas dessas motivações.

Ranqueie melhor nos mecanismos de busca

Aparecer bem posicionado em pesquisas no Google (e nos outros sites de busca) é muito importante para qualquer negócio, pois o tráfego vindo do Google é constante e de qualidade, já que parte da iniciativa de quem está buscando o assunto. Várias pesquisas mostram que os sites que não aparecem na primeira página de respostas de uma pesquisa quase não recebem visitas através desse mecanismo. Um site que deseja estar bem colocado nas respostas do maior buscador do mundo precisa produzir conteúdo útil para os usuários e mantê-lo sempre atualizado.

Mostre sua expertise na sua área de atuação

Um dos principais objetivos de toda empresa deveria ser o reconhecimento como a melhor em sua área de atuação. Para isso, mostrar que você domina os detalhes do seu trabalho é muito importante. Publicar artigos, escrever e-books e gravar vídeos sobre os assuntos que sua área de atuação tocam irão gerar uma reputação e mostrar sua autoridade.

Os consumidores buscando por conteúdo

Os clientes atuais preferem se informar sobre o que eles precisam, ao invés de simplesmente acreditar em uma propaganda que viram na televisão ou um banner. Some isso ao fato de que esses anúncios intrusivos – que interrompem a atividade que o leitor ou espectador estiver fazendo – são cada vez mais rejeitados e é possível perceber que o marketing de conteúdo é cada vez mais a melhor opção para se fazer negócios.

Eduque seus leads

Muitas vezes explicar o que fazemos não é muito simples. Nem todas as pessoas sabem para que serve um aplicativo de controle de finanças ou como funciona uma estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo. Produzir artigos explicativos e vídeos tutoriais, por exemplo, é uma excelente maneira de educar seus possíveis clientes e mostrar como sua empresa irá resolver o problema que eles estão enfrentando.