Como fazer seu planejamento de marketing digital?

Sabemos que se sua empresa de fato quer ser competitiva e gerar boas oportunidades no mundo online, precisa ter um bom plano  e desenvolver uma estratégia sólida de marketing digital.
Porém, isto não é algo tão simples de ser alcançado. Uma boa estratégia de marketing digital demanda tempo, recursos e dedicação na sua execução. Nessa jornada, muitas empresas optam por contratar uma agência ou consultoria especializada em marketing digital, seja pela falta de conhecimento técnico ou inviabilidade de ter uma equipe interna, seja pelo risco de perder o foco no seu core business.
Se você também está desenvolvendo seu planejamento de marketing digital, este post pode te ajudar com algumas dicas de pontos importantes que você deve considerar.

Analise seu mercado, seus concorrentes e sua empresa

O primeiro passo é conhecer bem o ambiente digital onde sua empresa está inserida. Isso significa analisar como o seu segmento de mercado tem se comportado e quais são as suas tendência o que os seus concorrentes estão fazendo e como sua empresa está posicionada.

Seu mercado: com a internet, os hábitos de consumo mudaram significativamente (e continuam mudando) e você precisa entender como isso tem afetado o segmento onde sua empresa atua. Informações sobre como os clientes em geral têm se comportado nas suas buscas (canais mais utilizados, produtos ou serviços mais procurados) ou quais serviços online são tendências na sua área podem te ajudar muito a prever e se adaptar a novas demandas.

Seus concorrentes: quem são seus principais concorrentes e o que eles têm feito no ambiente online? Seus concorrentes produzem muito conteúdo e postam com muita frequência? Estão investindo em mídias pagas ou não? Que tipos de campanha fazem e quais palavras-chave mais utilizam? Essas análises podem te ajudar a entender como as empresas do seu segmento têm trabalhado as novas demandas e trazer informações relevantes para a elaboração das suas campanhas online.

Sua empresa: Se sua empresa já fez alguma vez uma campanha de marketing digital ou faz algum monitoramento de tráfego do site ou de páginas em redes sociais (número de visitantes, taxas de conversão de leads e clientes, por exemplo), analisar essas informações pode ajudar a reconhecer o posicionamento da sua empresa hoje e identificar melhor onde suas estratégias de marketing digital devem ser mais trabalhadas.

Defina os seus objetivos

Este é um passo decisivo para o seu planejamento: definir o que sua empresa deseja alcançar com o marketing digital e em quanto tempo deseja fazê-lo. Você quer aumentar a visibilidade online da sua empresa? Precisa aumentar o número de visitantes no seu site? Quer gerar mais leads ou precisa gerar mais leads qualificados? Quer aumentar suas vendas em 50% no ano que vem? Precisa melhorar o relacionamento com seus clientes atuais? Ou você deseja se tornar referência no seu segmento de mercado?

Seus objetivos podem ser de curto, médio e longo prazo, podem ser gerais ou específicos e dependerão do grau de maturidade da sua empresa no ambiente digital. Mas, o mais importante é que sejam bem definidos no começo, pois serão a base para suas estratégias e ações de todo o seu planejamento de marketing digital.

Conheça o seu público

O próximo passo é entender quem é o público que você deseja atingir, ou como costumamos chamar, personas. Personas são representações semi-fictícias do público ideal do seu negócio. Ou seja, você precisa definir quem são as pessoas com quem sua empresa deve se relacionar, aquelas que têm mais chances de consumir o que você oferece. Qual o perfil delas? Onde elas estão? Quais são seus hábitos de consumo? Quais objetivos têm? Quais são as suas dores? Que mídias digitais usam e com que frequência? Quais fatores levam mais em consideração no momento da compra?

A definição das personas é muito importante porque ela vai influenciar diretamente o desenvolvimento das suas estratégias de marketing. Você produzirá conteúdo direcionado para os interesses das suas personas, com a linguagem mais adequada para se comunicar com elas e divulgará esse conteúdo nas mídias digitais que elas acessam.

Como mencionado aqui em posts anteriores, uma das grandes vantagens do marketing digital é permitir a segmentação do seu público. Ao conhecer bem as suas personas, você direciona com mais precisão as ações da sua empresa e evita, dessa forma, perdas de tempo e recursos onde não há chances de se obter bons resultados.

Defina suas estratégias e canais

Uma vez conhecidas as suas personas, o passo seguinte é definir quais estratégias e canais serão utilizados. Nesta etapa é importante que você conheça as melhores estratégias de marketing digital disponíveis no mercado como o Inbound Marketing, o Marketing de Busca (SEO e Links Patrocinados), o Marketing de Conteúdo (blogs, e-books etc.), campanhas em Redes Sociais, campanhas de E-mail Marketing. E escolha, com base na definição das suas personas, quais são as estratégias e canais mais recomendados para o seu negócio.

Mas, uma realidade hoje no mundo digital: independente de que canais você irá utilizar para promover sua empresa online, as melhores estratégias de marketing digital são aquelas voltadas para a produção de conteúdo. Ou seja, é essencial produzir e divulgar conteúdos de qualidade, que sejam úteis e relevantes para o seu público. Isso é reconhecido pelos mecanismos de busca, aumentando sua visibilidade online, entrega valor para seus consumidores ou potenciais clientes e gera referência para sua empresa.

Estruture seu plano e elabore seu orçamento

Com suas estratégias definidas, é o momento de estruturar o seu plano: detalhar as principais ações, quando elas serão executadas e, principalmente, qual investimento será destinado para cada canal que sua empresa irá atuar.

Para montar seu orçamento de marketing digital, você precisa saber, por exemplo, os custos de anúncios nas mídias que você escolheu (Google Adwords, Facebook Ads ou outros), qual o alcance você deseja ter e calcular o quanto terá que investir em cada campanha. Se sua empresa já tem uma verba disponível para marketing digital, mas ela for restrita, você precisa então buscar uma solução que otimize seus investimentos entre os canais que você escolheu.

O detalhamento de ações e estabelecimento de um cronograma é também muito importante e precisa ser seguido porque no marketing online há uma sinergia muito grande entre os diversos canais e é preciso explorar esse potencial de alavancagem desenvolvendo ações bem coordenadas.

Monitore suas ações

O último passo do seu planejamento de marketing digital é definir quais métricas você irá utilizar para mensurar os resultados obtidos. Ter bons indicadores e acompanhá-los permite avaliar de perto suas ações e poder corrigi-las e melhorá-las sempre que necessário.

E, ter bons indicadores para medir a performance das suas campanhas não significa somente avaliar o retorno dos investimentos ou suas taxas de conversão. Reclamações de clientes, por exemplo, podem indicar falhas na sua comunicação ou você, por algum motivo, não conseguiu entregar o que prometeu. Ou seja, sem medir, não é possível determinar se a sua estratégia está funcionando ou não.

Agora que você já sabe como é importante ter plano de marketing digital, é hora de elaborar o seu. Entre em contato com a WSI e saiba como podemos te ajudar.