A Scup (www.scup.com) convidou uma série de profissionais e estudiosos para compartilhar suas visões sobre como o mercado de mídias sociais se comportará em 2014. Vejam abaixo alguns destaques:

“Acredito que atingimos um estágio em que marcas e organizações em geral já enxergam total importância em sua presença nas mídias sociais. Essa postura já sinaliza, portanto, algumas tendências para 2014. Penso que o monitoramento de mídias sociais seja absolutamente imprescindível e ponto de partida para quem quer estar nesse ambiente.” Carolina Terra, Gerente de Mídias Digitais da Nestlé

“As mídias sociais serão extremamente visuais. Mais do que nunca, fotos, vídeos e infográficos de qualidade serão fundamentais para marcas e empresas. As mídias sociais são formas de comunicar informação, de criar narrativas que melhoram a compreensão de assuntos importantes. Como consequência, os usuários buscarão as formas mais eficazes de contar suas histórias; às vezes com texto, outras vezes com ferramentas visuais, do mesmo jeito que comunicadores profissionais vêm fazendo desde sempre.” Alberto Cairo, Professor da Universidade de Miami

“Em 2014, o marketing de conteúdo vai alavancar as conversas nas mídias sociais. As empresas estão investindo cada vez mais no conteúdo direcionado e ganhando valor para suas marcas. A oportunidade de conversa com os consumidores já foi criada. Agora, é hora de construir o melhor e mais interessante conteúdo para que esse elo seja mantido.” Ana Paula Moraes, Coordenadora da Cemig

“Um dos grandes desafios das mídias sociais é a conciliação entre a mobilidade do usuário e a adequada presença das marcas nessa dinâmica. Cada vez mais teremos consumidores em rede, dialogando por meio de diferentes plataformas, dispositivos e ambientes. Uma conversa cada vez mais opinativa e influenciadora. Em 2014, o desafio das marcas será buscar uma presença nesses ambientes que não seja intrusiva, que promova uma relação de proximidade e que tenha adequação e oportunidade ao momento, ao dispositivo e à proposta de comunicação.” Beth Saad, Pesquisadora e Professora da ECA USP

“Se pudéssemos resumir todas as tendências em mídias sociais em 2014, certamente o conceito So-Lo-Mo – a combinação de conteúdo “Social, Local, Mobile” – seria o mais adequado. O e-commerce, por exemplo, deverá ser muito mais focado em dispositivos móveis, pois as pessoas querem consumo local, sob medida e em tempo real, para satisfazer a uma necessidade imediata e específica. Sofisticados recursos de geolocalização, especialmente em aplicativos, serão cada vez mais demandados. Pequenos negócios terão a chance de se posicionar bem para atender a esse cliente local. Responsive design ganhará força e websites deverão ser otimizados para as três telas: desktop/laptop, tablet e celular, permitindo ao usuário navegar com conforto independentemente do dispositivo que usar.” Mariela Castro, Consultora em comunicação corporativa e novas mídias

“Para as empresas que buscam a excelência no relacionamento com seus consumidores, além de monitorar, o futuro também demanda o atendimento desse consumidor. Para isso, é essencial buscar parceiros com tecnologia, experiência, visão multicanal e equipe especializada para diagnósticos e análises.” Renata Alves, Gerente de Produto na Algar Tecnologia