Não é nenhum segredo que o conteúdo de marketing tenha disparado nos últimos anos. Onde quer que você olhe há conteúdo, conteúdo e mais conteúdo. Os especialistas de marketing estavam muito animados por um tempo, pois muitas empresas passaram a apoiar essa tática de marketing digital tão eficaz. Entretanto, à medida que este é produzido em uma escala crescente, tornou-se dolorosamente óbvio o fato de que a Internet atualmente está saturada com muito conteúdo.

Você pode pensar: “Se o conteúdo é tão vasto, como poderia haver um limite para isso?” O problema é a grande variedade de qualidade nas quantidades maciças de conteúdo sendo produzido – e o fato infeliz de que a maior parte dele não é muito bom. Há um enorme equívoco sobre conteúdo de marketing , o que parece ser a maior causa de uma série de estratégias conflitantes: o conteúdo não funciona da mesma maneira em que a maioria das pessoas acredita.

Como a demanda por conteúdo continua a crescer, as empresas e até mesmo os especialistas de marketing estão perdendo de vista a verdadeira função do conteúdo de marketing. Quando uma empresa publica um post no blog e as pessoas o leem, curtem e o compartilham, o blog pode ser considerado um sucesso. No entanto, muitas empresas acreditam que uma vez que parte de seu conteúdo foi bem nestas etapas, quem o leu irá imediatamente realizar uma compra. Não é bem assim que funciona.

A realidade é que o conteúdo é bem sucedido quando gera leitura, ações e, finalmente, revela-se um recurso valioso para quem o encontra. Quando este processo é repetido muitas vezes – como deveria ser – aumentam as chances de que potenciais clientes lembrem-se da sua empresa quando eles (ou alguém que conheçam) precisarem de seus produtos ou de seus serviços. Esse é o verdadeiro objetivo do conteúdo de marketing.

Como corrigir o seu Conteúdo de Marketing

A Chave do Sucesso

Sua estratégia de conteúdo de marketing pode estar sendo “uma luta”, mas a boa notícia é que existem algumas soluções fáceis. Ao aplicar apenas algumas dessas mudanças simples, você provavelmente estará fazendo muito mais do que seus concorrentes:

1. Crie personas: a criação de personagens dos clientes para toda a diversidade de pessoas interessadas em seus produtos e serviços pode fazer uma diferença significativa em seus esforços de marketing . A criação de personagens irá ajudá-lo a entrar em maior sintonia com as necessidades dos seus clientes e, portanto, te dar o “insight” para criar um conteúdo melhor.
2. Conteúdo Cuidadoso: quando você compreender quem são os seus clientes, poderá começar a pensar sobre como cada um de seus personagens se move ao longo do ciclo de compra. Seus personagens movem-se em velocidades variadas, o que significa que eles elaboram perguntas diferentes, que exigem respostas diferentes. Você terá melhores resultados se explicar e direcionar o conteúdo de maneira mais específica.
3.Plano e cronograma: como a maioria das coisas, ter um plano faz com que as coisas sejam mais eficientes. Se você deixar o conteúdo para “quando tiver tempo” nunca vai conseguir atrair a atenção necessária para alcançar o sucesso.

Este foi apenas um breve resumo sobre o motivo pelo qual você deve reavaliar sua estratégia de conteúdo de marketing. O conteúdo de marketing demanda tempo e dedicação completos, a fim de ser eficaz. Para mais informações e orientações sobre como redesenhar sua estratégia de conteúdo de marketing, entre em contato conosco.