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Como muitos de vocês, eu estou escrevendo esta postagem de blog em auto-isolamento. Não por causa de nenhum sintoma viral – felizmente – mas porque essa é a nova realidade para nossas vidas pessoais e profissionais. Pelo menos por enquanto. E em nome de nossa família WSI, espero que você se mantenha saudável e continue a tomar as precauções recomendadas.

De eventos esportivos a conferências e até viagens aéreas, os cancelamentos foram anunciados em massa ao longo das últimas semanas. A COVID-19 provocou turbulência em todo o mundo e empresas em todos os lugares – incluindo a nossa – estão navegando em território desconhecido.

Certamente, trabalhar remotamente (para as que podem) foi uma das primeiras ações preventivas que as empresas aplicaram. Também tomamos a decisão de apoiar o distanciamento social. Mas o medo dos donos de empresas em todos os lugares é mais profundo do que garantir que os funcionários estejam lavando as mãos e limitando suas interações sociais. Especialmente as pequenas empresas estão lutando para manter a visibilidade, a receita, o tráfego (físico e digital) e a relevância da marca durante um período em que o público está preocupado com o álcool em gel para as mãos e o papel higiênico.

Apesar dos medos e incertezas avassaladores, agora não é o momento de tocar seus negócios com a cabeça na areia. E enquanto ninguém estava necessariamente preparado para uma crise dessa magnitude, você – acredite ou não – já está equipado para continuar promovendo sua marca em um mundo pós-Coronavírus.

Vamos discutir algumas práticas recomendadas para a comunicação com seus clientes, seu mix de marketing e seu crescimento. Vamos até dar uma olhada em alguns ótimos – e outros não tão bons – exemplos de como algumas empresas estão optando por lidar com a pandemia.

1. Fuja do marketing de negação

Como eu disse anteriormente: não é hora de tocar seus negócios com a cabeça na areia. Fingir que nada está acontecendo chega a ser irresponsável. Pause e revise suas atualizações de mídia social agendadas; analise seu conteúdo pré-escrito e as campanhas agendadas anteriormente. Realizar uma análise completa em sua estratégia de conteúdo é importante neste ambiente digital. As postagens que pareciam boas há algumas semanas podem parecer insensíveis agora.

2. Evite táticas de marketing que explorem o estado emocional dos clientes

Talvez um pouco mais controverso que o marketing de negação, é o marketing baseado no medo. Manobras de marketing baratas para atrair clientes para o seu negócio são arriscadas nesse ambiente. Um exemplo infeliz ultimamente vem de relatórios de preços praticados por varejistas offline e online. Em meados de março, foi encontrado um anúncio de um revendedor terceirizado na Amazon que promovia duas garrafas de álcool em gel para as mãos de 236 ml por CDN $ 99,99.

exemplo do que não fazer no marketing de sua empresa

Não é preciso dizer que dizer que lucrar com o aumento artificial de preços de necessidades básicas durante uma pandemia global  simplesmente demonstra falta de ética. E, felizmente, órgãos governamentais e varejistas como a Amazon estão suspendendo essas contas e, em alguns casos, emitindo multas acentuadas. As pessoas vão se lembrar de como você lida com seu marketing durante esse período. A associação negativa da marca pode causar danos irreparáveis ​​à sua reputação e operações comerciais.

3. Revise seus investimentos em publicidade

Em qualquer situação de crise – especialmente uma com recomendações globais de quarentena – é especialmente importante revisar custos e despesas. O instinto é manter o orçamento em bom estado sem causar danos a longo prazo à sua base de clientes. Dito isto, é imperativo que as empresas tomem decisões estratégicas de marketing e mantenham um plano de marketing durante a crise do Coronavírus. Analise seus gastos com campanhas publicitárias e direcione-os da melhor maneira possível.

Por exemplo, o proprietário de um restaurante que está preocupado com a necessidade de fechar temporariamente seu salão pode querer aumentar os gastos direcionados a anúncios em plataformas sociais para promover seu serviço de entrega (ou associação com aplicativos de terceiros) e mostrar que está em pleno funcionamento. As necessidades da sua empresa, o resultado desejado e um indicador adequado das motivações do seu público são vitais para gerenciar seu direcionamento durante uma pandemia.

Um exemplo maravilhoso de investimento publicitário usado com sabedoria foi o anúncio do Dia de Saint Patrick da Guinness. Naturalmente, a folia do dia de St. Paddy foi abafada este ano devido à pandemia. No entanto, o Guinness optou sensatamente por usar esse tempo como uma oportunidade para promover uma mensagem otimista e unificadora: “Se você planeja comemorar com segurança em casa, se você pode chamar as pessoas ao seu redor de amigos ou familiares, você já ganhou. Quando você erguer um copo de Guinness, lembre-se também de levantar as pessoas que te cercam. ” Assista ao comercial na íntegra abaixo:

4. Mantenha suas estratégias de SEO

Mesmo quando não há uma situação de crise para enfrentar, este é sempre um bom conselho para as empresas. Mantenha os princípios básicos da otimização de mecanismos de pesquisa e tenha como objetivo aumentar o alcance orgânico do seu site. Atualize o conteúdo antigo com novas informações e backlinks relevantes.

Também é importante usar esse tempo para acompanhar de perto seus concorrentes. Procure descobrir os serviços que podem estar faltando, o que pode ser importante para os clientes que se auto-isolam. Essas informações podem ser usadas para seus esforços competitivos de redirecionamento de anúncios.

5. Aumente o atendimento ao cliente por meio de mídias sociais e tecnologias alternativas

Naturalmente, a ansiedade generalizada está causando interrupções nas comunicações e mensagens da marca. Recentemente, foi relatado que a WestJet estava enfrentando 10 horas de espera no call center em meio ao pânico. Esta é uma lição importante para antecipar mudanças no comportamento de seus clientes e reconhecer como elas potencialmente afetam seu nível de serviço. Aproveite uma mistura de canais de mídia social para complementar seu serviço ao cliente. A JetBlue, por exemplo, usou o Twitter para comunicar alterações políticas relevantes de acordo com as necessidades em evolução de seus clientes.

Obviamente, isso também se expande para outras plataformas. Dependendo do seu negócio, pode ser necessário o uso de videochamadas. Mostre à sua base de clientes que você está trabalhando duro para fornecer os serviços nos quais eles confiam, enquanto protege proativamente a saúde deles e a sua.

6. Considere novas plataformas para expandir seu alcance

Com grande parte da população se auto-isolando em casa, espera-se que os serviços que tornam a quarentena mais suportável tenham uma demanda muito maior. Produtores de podcast, criadores de conteúdo do YouTube e Instagram provavelmente terão mais espectadores em casa, prontos e ansiosos para se divertir com o novo conteúdo.

Use esse tempo para debater como sua marca pode criar conteúdo para plataformas que você não utilizou antes. O upload de stories no Instagram, o compartilhamento de fotos e a criação de artigos ou vídeos informativos ajudarão a expandir seu alcance orgânico e a manter-se em mente entre um público que busca ativamente novas mídias.

7. Pense duas vezes sobre reduzir completamente o digital

As empresas que optarem por reduzir completamente o investimento em marketing digital com medo do impacto econômico do COVID-19, podem ter mais dificuldade em aumentar seus negócios quando o mercado se tornar mais estável. Sim – isso pode significar que você precisa ajustar para onde seus gastos estão indo, mas é possível ser estratégico com seu orçamento de marketing e minimizar os efeitos negativos nos seus negócios. A combinação certa de estratégias de SEO, iniciativas de engajamento de novas mídias, estratégias de comunicação e gastos com anúncios direcionados ajudará sua empresa a criar um relacionamento inestimável com os clientes que superará qualquer pandemia.

Como a WSI está trabalhando com a COVID-19

Semelhante a muitos negócios de nossos clientes, nossa própria equipe está há cerca de um mês adotando o distanciamento social e trabalhando remotamente para ajudar a achatar a curva. A WSI continua realizando reuniões virtuais diariamente, em um esforço para evitar interrupções de serviço a nossos clientes.

Por fim, nosso objetivo de fornecer as melhores soluções digitais para suas necessidades comerciais exclusivas permanece o mesmo. E estamos comprometidos em ajudar sua empresa a se adaptar no mundo pós-coronavírus da maneira mais eficiente e segura possível.

Se você tiver alguma dúvida sobre as estratégias de marketing apropriadas para ajudar sua empresa a suportar a pandemia, não hesite em entrar em contato conosco, clicando aqui.

Até lá, cuidem-se cuidem uns dos outros.

Por Valerie Brown Dufour, presidente global da WSI

Este artigo foi originalmente publicado no site www.wsiworld.com