O e-mail marketing se tornou uma ferramenta extremamente poderosa quando se trata de nutrir leads, promover engajamento consistente, converter leads em clientes e construir relacionamentos com eles. No entanto, com as caixas de entrada das pessoas constantemente transbordando de inúmeros e-mails de empresas e marcas como a sua, você precisa pensar em maneiras de se destacar da multidão. Para alcançar resultados desejáveis, você precisa ter uma estratégia bem pensada.

Continue lendo nosso artigo para ver como você pode criar campanhas de e-mail marketing atraentes em 2019:

1. Entenda seu cliente e seus interesses

Uma estratégia de email marketing atraente começa com o quão bem você conhece o seu público-alvo. Para tanto, certifique-se de que realizou a sua pesquisa. Se você ainda não o fez, é hora de começar a coletar os dados e criar perfis de clientes antes de sair disparando campanhas de e-mail marketing aleatoriamente.

Lembre-se de que você é o especialista – você deve saber tudo sobre o seu público; do comportamento do consumidor ao que o atrai para a compra de seu produto ou serviço. A partir daí, você poderá debater diferentes táticas de apelação para interagir por meio de comunicação consistente por e-mail e orientá-las durante a jornada do cliente.

2. Entenda as melhores práticas de redação para e-mail marketing

Uma ação efetiva de e-mail marketing também vem com um forte entendimento das melhores práticas de copywriting. Se você deseja enviar ótimos e-mails que ajudarão a cultivar seus leads, veja algumas dicas e diretrizes a seguir ao criar o conteúdo de seu e-mail:

Linhas de Assunto
Uma linha de assunto eficaz é um componente essencial de um e-mail atraente. A linha de assunto funciona como o chamariz e, se não captar a atenção inicial de seu público, é provável que eles não abram e leiam o conteúdo do seu e-mail. Para descobrir quais linhas de assunto funcionam melhor para suas campanhas de email, faça testes A / B. Estes permitem que você teste linhas de assunto diferentes para ver quais resultam nas taxas de abertura mais altas. A experimentação é fundamental e garante que seus esforços não sejam desperdiçados.

Outra dica para escrever uma linha de assunto eficaz é usar personalização sempre que possível. E-mails mais personalizados tendem a ter um desempenho melhor do que aqueles que não são. Os e-mails personalizados e altamente segmentados podem resultar em taxas mais altas de abertura e cliques.

Recursos visuais
Incluir vários recursos visuais é uma maneira eficaz de atrair e interagir com seu público. A incorporação de elementos visuais, como imagens, GIFs, infográficos, memes e até vídeos, pode ajudar a influenciar seu público. Os recursos visuais também ajudam a dividir partes do texto em suas campanhas de marketing por e-mail e são uma ótima maneira de interagir com as pessoas.

Call-to-Action
Não se esqueça de usar calls-to-action e ser claro e conciso no corpo dos seus e-mails. Por fim, você quer que seu público tome alguma ação depois de ler seu e-mail. Seu objetivo é levá-los para a próxima etapa da jornada do cliente. Desperte a atenção no leitor; fale sobre como este se beneficiará de seu produto ou serviço e o que você pode oferecer.

3. Segmente sua lista de e-mail

A segmentação é mais importante do que nunca, porque nem todos em sua base têm as mesmas necessidades e interesses. Enviar o mesmo e-mail para todos na sua lista de e-mails não é mais eficaz, especialmente quando se trata de gerar conversões, já que eles provavelmente estão em estágios diferentes da jornada de compra; alguns podem ter acabado de entrar no funil e alguns podem estar mais próximos de sua decisão final de compra de seu produto ou serviço. É importante entender e oferecer a experiência que seus futuros clientes esperam.

Para uma lista de pessoas que acabaram de entrar no funil de vendas, é interessante que você se envie conteúdos mais voltados para a conscientização. Por outro lado, para uma lista de pessoas mais próximas da parte inferior do funil de vendas, você provavelmente desejará adaptar seus e-mails para que sejam mais orientados para a ação. Crie e personalize seu e-mail para que seja relevante para seus públicos específicos.

4. Otimize seus e-mails para celular

Em 2018, 52,2% de todo o tráfego online em todo o mundo foi gerado por meio de dispositivos móveis. Está claro que o design responsivo é parte integrante de sua estratégia de marketing para celular. Segundo a Hubspot, 48% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis.

Para garantir um e-mail marketing otimizado para dispositivos móveis, aqui estão algumas coisas a serem lembradas:

  • Mantenha as linhas de assunto curtas
  • Seja e evite grandes blocos de texto
  • Use recursos visuais para dividir blocos de texto
  • Use um tamanho de fonte que seja fácil de ler
  • Coloque CTAs e botões no meio da tela

5. Automação de marketing

Você já pensou em implementar a automação de marketing em sua estratégia de e-mail marketing? Não apenas você pode usar a automação de marketing para criar um fluxo constante de leads para o seu negócio, mas também pode ajudar reduzir sua carga de trabalho.

Em vez de divulgar sua lista inteira de e-mails com intermináveis ​​mensagens de vendas, a automação de marketing pode ajudá-lo a fornecer informações relevantes ao seu público. Dessa forma, eles têm a chance de absorver as informações sobre seu produto ou serviço, construindo um relacionamento mutuamente benéfico.

Um aspecto interessante da automação de marketing é o uso de fluxos de disparo baseados em gatilhos. Dependendo de determinadas ações ou comportamentos do cliente, a automação de marketing permite uma comunicação de e-mail consistente, levando a uma porcentagem maior a evoluir pela jornada de compra. Vale a pena analisar como criar um fluxo de e-mail que converta e há vários softwares de automação de marketing disponíveis para ajudar você a começar (por exemplo, Hubspot, RD, Sharpspring etc.).

Se um de seus objetivos é ter uma estratégia de e-mail marketing mais efetiva este ano, espero que essas dicas e diretrizes tenham lhe dado uma ideia geral de por onde começar. Não se esqueça de que há muitas ferramentas e recursos disponíveis para ajudá-lo a atingir suas metas de marketing por e-mail. As ferramentas de automação de marketing são um bom ponto de partida para começar bem. Certifique-se de manter-se organizado e planejar com antecedência para ter bons resultados em 2019.