Foi-se o tempo em que as redes sociais eram só locais para encontrar velhos amigos e ver fotos de familiares que moram longe. Nos últimos anos, estas abriram espaço para a presença de marcas e tornaram-se mídias sociais, transformando-se em plataformas de divulgação, sendo uma ótima opção de relacionamento entre marcas e clientes.

As mídias sociais estão cada vez mais profissionais e um bom trabalho demanda muitapesquisa e planejamento. Ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, não basta sair despejando conteúdo e promoções!
Alguns cuidados são básicos para se começar a usar as redes sociais como canais de comunicação e relacionamento com seus clientes:

  • Conhecer seu público-alvo: apenas sabendo com quem falamos poderemos propor conversas que atraiam essas pessoas.
  • Conteúdo segmentado: com base em nosso público-alvo, podemos delimitar assuntos relevantes.
  • Indicadores: devemos delimitar quais são nossos objetivos e quais métricas serão nossos indicadores de sucesso. Sem isso, como saber se estamos na direção certa?

Uma vez equacionados estes pontos, como gerar negócios nas mídias sociais?

 

1-      Escolha em quais mídias sociais sua empresa estará presente: Sabendo quem é seu público-alvo, fica mais fácil saber em quais redes seu público está. Esteja nelas também.

 

2-      Pesquise como funcionam as redes sociais em que você terá presença: Um erro que muitos comentem é começar a interação em uma plataforma social sem entender seu funcionamento. Antes de qualquer coisa, estude as redes sociais que você considera importantes, veja suas características, como as pessoas se comportam, qual linguagem utilizam e qual tipo de conteúdo produzem. Assim, você evita gafes que podem ser desconcertantes e que podem demorar muito tempo para serem esquecidas.

 

3-      Conte histórias: Não adianta fazer uma descrição do seu produto. Nas redes sociais é importante mostrar o valor do seu produto, ou seja, seu diferencial. Seja atraente! E, lembre-se, uma boa imagem é fundamental para chamar a atenção do usuário: estudos mostram que imagens chamam bem mais a atenção do público que textos. Assim, nada de fotos caseiras ou de baixa qualidade!

 

4-      Interaja com seus clientes (atuais e potenciais): Crie conteúdos que estimulem seus seguidores a fazer comentários e esteja pronto para respondê-los. Esteja atento para o que falam sobre sua marca…não seja o último a saber!

 

5-      Amplie seu alcance: Muitas redes sociais oferecem ferramenta de anúncios para que suas mensagens cheguem a mais usuários. O Facebook, por exemplo, entrega seu conteúdo para menos de 5% dos usuários que já curtem sua página. Na prática, isso quer dizer que se você não patrocinar sua postagem, poucas pessoas irão vê-la em sua linha do tempo. Ações patrocinadas são fundamentais!

Redes sociais como plataformas para geração de negócios
Redes sociais como plataformas para geração de negócios