2015 está chegando ao fim e talvez não vá deixar muitas saudades…foi um ano difícil para muitas empresas, mas é hora de voltar o pensamento para 2016 e se você ainda não definiu seus investimentos de marketing para o próximo ano, vamos dar uma ajudinha.

Marketing digital ganhando mais importância

Em geral, as empresas destinam entre 3% e 12% de sua receita bruta para os investimentos em marketing. Esse percentual varia de acordo com diversos fatores como, por exemplo, objetivos – uma empresa que busca um crescimento acentuado precisa investir mais. Após definir o investimento total, é importante segmentá-lo entre marketing online e offline. Temos visto a parcela destinada ao marketing digital crescer ano após ano e hoje é difícil e encontrar uma empresa que invista menos que 40% da sua verba de marketing em estratégias online. Esta tendência de crescimento não surpreende, pois sabemos que cerca de 70% do processo de decisão de compra ocorre online, isto é, os potenciais clientes pesquisam muito na internet antes de qualquer contato com a equipe de vendas de uma empresa.
Sabemos que há diversas alternativas dentro do marketing digital e que não se deve colocar todos os ovos dentro da mesma cesta…mas como definir quais são as melhores opções?
A maneira mais segura é contratar uma consultoria de marketing digital que irá analisar o perfil de sua empresa, mercado de atuação, concorrência e objetivos e assim desenhar o melhor plano de marketing digital para que estes sejam alcançados, mas, enquanto isso, podemos dar uma olhada nas estratégias que trazem melhores resultados, segundo empresas que já investem em marketing digital:

Estratégias de marketing que trazem o melhor ROI
Grafico - Marketing 2016
Esta pesquisa realizada recentemente pela Econsultancy aponta que das 5 estratégias que apresentam melhor ROI, 4 são digitais: e-mail marketing, SEO, marketing de conteúdo e PPC (links patrocinados).

Resumindo, aí vai um checklist do que é fundamental para definir seus investimentos de marketing para 2016:
1. O investimento total em marketing deve girar entre 3% e 12%. Considere seus objetivos para o ano na hora de definir este percentual.
2. Pelo menos 40% da verba total devem ser destinados ao marketing digital
3. Conte com uma consultoria especializada em marketing digital para ajudar sua empresa a definir as melhores alternativas para maximizar o retorno sobre este investimento.