Para uma empresa é muito importante que seu site tenha não só um bom número de acessos, mas acessos qualificados, ou seja de seu público-alvo. Aqui entra o investimento em técnicas de SEO (Search Engine Optimization): estratégias de otimização para que sites sejam melhor identificados por ferramentas de pesquisa.

Marcar presença em buscadores como o Google, por exemplo, é fundamental, tanto para novas empresas que desejam se inserir no mercado, quanto para empresas estabelecidas, que precisam estar à disposição de seus atuais clientes e atrair novos. E, que tal aproveitar também suas redes sociais para posicionar seu nome em sites de busca? Sim, isso é possível. Leia algumas dicas essenciais para investir nesta área de maneira simples e gratuita.

1. Atenção ao conteúdo
Assim como em seu site, todo o conteúdo produzido para suas redes sociais deve conter regras básicas de SEO. Entre elas, o uso de URLs amigáveis, descrição condizente aos objetivos de seu negócio e, sem dúvida, o emprego recorrente de palavras-chave relacionadas à sua marca. É importante identificar quais são os termos mais utilizados por seu público-alvo para chegar até seu site.

Atente também ao título das postagens e aos nomes dos arquivos a serem publicados, como fotos, vídeos ou documentos, buscando relacioná-los às suas palavras-chave. Evite a duplicação de conteúdo em mais de uma rede social, produza conteúdos diferenciados e adaptados a cada uma de suas redes. E, mesmo sendo quase óbvio: não crie perfis pessoais em nome de sua organização, ela é uma marca/ produto/ serviço e não uma pessoa. Esse tipo de prática pode baixar sua reputação com buscadores, principalmente com o Google.

2. Valorize o Google+
Mesmo não tendo uma base de usuários tão significativa em comparação ao Facebook,vale a pena considerar o Google+. Repare que, sempre que você realiza uma busca logada no Google, os resultados surgem acompanhados de recomendações de seus amigos (ou amigos dos amigos). Sempre que alguém marcar seu site ou blog com um “+1”, isso será automaticamente indexado pelo buscador (agregando relevância a sua página). 

Além de criar uma página da sua organização no Google+, é interessante inserir um botão da rede social em seu próprio site, para que seus usuários o recomendem também. O Google vem aprimorando cada vez mais a interligação entre sua rede social e seu buscador, de modo que já estão sendo exibidos nas pesquisas posts, fotos e vídeos postados no Google+, tanto por perfis pessoais, quanto comerciais.

3. Invista em Link Building
Uma das principais vantagens das redes sociais é seu potencial em espalhar links interessantes entre os usuários. Aqui o que vale é a qualidade dos links a serem postados em sua rede social, e não a quantidade. Saiba explorar links relevantes de seu site ou blog e que tenham potencial de disseminação entre o seu público. Conteúdos como infográficos, fotos e vídeos podem ter ainda mais impacto. Divulgue esse conteúdo não só em sua página, mas em grupos, comunidades e páginas com propósitos parecidos com sua empresa.