O site entrepreneur.com divulgou recentemente um artigo sobre a falta de sucesso de muitas empresas nas redes sociais. Ainda hoje, há muitos exemplos de empresas que lidam com as redes sociais sem planejamento e atenção e alcançam resultados inexpressivos.
Destacamos algumas razões que levam a estes resultados:
1) A pessoa errada lidera o trabalho nas redes sociais – 66% dos profissionais de Marketing pesquisados ​​disseram que suas empresas não estão preparadas para lidar com as mídias sociais, onde a “taxa de mudança parece mais rápida do que muitos podem enfrentar”. Em geral, nestas empresas, há dois tipos de pessoas responsáveis por redes sociais: um jovem que não tem experiência com indicadores e resultados ou executivos que não entendem nem participam de plataformas sociais.
2) Partir direto para táticas antes de ter uma estratégia e um plano integrado – quantos esforços sociais começam com o objetivo de construir uma presença no Facebook e Twitter? O ideal é começar abordando a integração dos esforços sociais na estratégia global de negócios. Em seguida, construir a sua estratégia social e um plano, que, aí sim, inclui táticas.
3) Foco em venda ao invés de conteúdo – os usuários de redes sociais, em geral, não se apaixonam por marcas que usam presença social só para vender. As redes sociais devem ser usadas para desenvolver relacionamentos de longo prazo, construir uma boa reputação e como uma valiosa fonte de informação e engajamento. Esta abordagem irá criar fidelidade e resultados de longo prazo.
4) Descaso com o conteúdo – você pode estar se perguntando “será que o conteúdo realmente precisa ser muito bom?”… bem, alguma vez você já se impressionou com um conteúdo medíocre?
5) Falar e não ouvir – os relacionamentos mais fortes começam por conhecer o seu público. E a melhor maneira de conhecer o seu público é ouvi-lo. O melhor conteúdo não é o que você acha mais interessante, mas sim o que o seu público quer saber.
Você quer levar a sério o trabalho em redes sociais de sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como a WSI pode ajudar.